Verônica Souza

Liderança de empresa familiar: como manter o legado?

Liderar é servir, e, portanto, quando se lidera uma empresa familiar as ações estão todas voltadas a servir àqueles que mais amamos, nossos entes queridos. Partindo por esta ótica, uma empresa familiar deve ser cuidada com muita responsabilidade para que no futuro a missão concretizada no dia-a-dia da empresa seja confiada aos sucessores familiares, se eles quiserem, pois é muito importante separar os conceitos de família, propriedade e empresa.

A família é a base de tudo e devemos ter muito claro que a união dos membros da família deve estar sempre no topo de qualquer decisão. Os conceitos de propriedade e de empresa estão muito ligados entre si, onde a propriedade significa ser seu, você poder agir como quer, diante das regras que você definiu e a empresa é o ambiente onde você aplica essa propriedade, no entanto, como a empresa não é formada somente por você, ela é uma sociedade e aqui estamos falando de sociedade familiar, se faz necessário a administração da empresa como empresa, ou seja, as propriedades – os talentos – devem estar cada quais em seus respectivos lugares e serem valorizados por competências reais. Toda essa explicação para dizer que o legado é muito mais do que confiar a empresa para seus filhos.

O legado é garantir a continuidade do seu propósito empresarial, principalmente se o negócio proporciona um bem para a sociedade. E, o legado para a família significa deixar princípios e valores intrínsecos em nossos filhos para que eles prosperem por si só, está muito ligado com o que você transmite quando age, nas suas crenças e na passagem da essência do porque você decidiu ter um negócio, decidiu ser empreendedor e empresário. Este porque é a diferença de tudo!

Manter o legado é  deixar fluir para o máximo de tempo possível aquilo que é bom e que favorece a muitas pessoas, então, isto pode acontecer com sucessores familiares ou não, e no caso de não ser, aproxime de você pessoas que se tornem como irmãos, que defendem o mesmo propósito.

Eu sou proprietária de uma empresa familiar com o meu esposo e meu cunhado. Meu esposo e eu temos três filhas e o meu cunhado tem uma filha. É claro que já me perguntei: qual delas ou todas elas irão querer dar continuidade em nossa empresa? seguirão nossa formação acadêmica? Conduzirão o negócio adiante? Elas ainda são pequenas, mas também já me perguntaram porque trabalho e a minha resposta foi: porque eu gosto de ser útil, de realizar o bem ao próximo. E percebi que isso as encantaram! E, portanto, somos influenciadores da base, desta forma, as chances do legado ser mantido em família nos negócios se torna exponencial.

Verônica Souza

Curtiu o conteúdo? Deixe o seu comentário!

5 1 Voto
Classificação do artigo
Inscreva-se
Receber notificações
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Compartilhe

Sobre

Em meio à correria da vida moderna, muitas vezes esquecemos de apreciar as pequenas maravilhas que compõem nossa rotina diária. Minha missão é compartilhar pensamentos inspiradores que ajudem as pessoas a redescobrirem o encanto em suas atividades cotidianas.

últimos artigos publicados

Acreditar com certeza

Acreditar com certeza é como olhar e ver, conhecer e saber, perceber e sentir. Acreditar com certeza é se render ao impossível, sem conseguir explicar

Sonhos

Texto que eu escrevi e li na aula inaugural da segunda turma do projeto Mulheres na Indústria, do curso Montadora de Andaime, em 06/04/2024 em

Juntos pela saúde mental

Vou compartilhar com vocês o que foi para mim receber a homenagem na Câmara dos Vereadores de São Bernardo do Campo, no dia 27/02/2024, na

Fale comigo

0
Would love your thoughts, please comment.x